A MARCA E SEUS REFLEXOS


Bom hoje eu queria tratar de um tema um pouco diferente, podemos ver a cada dia que grandes marcam se expandem e muitas outras surgem, mas como ocorre esse processo?Qual a relação com o branding? O que nos move a comprar um determinado produto e por qual razão? Fiz um textinho falando a respeito deste tema. Espero que gostem!


Um dos fundamentos mais importantes do branding é o conceito de identidade visual da marca visando o fortalecimento desta, que talvez seja o início de todo processo de construção. O branding é uma atividade interdisciplinar que não pode e nem deve ficar nas mãos de uma pessoa só. Não existe construção de marcas sem o envolvimento da alta gestão da empresa e o compromisso de que todas as pessoas (stakeholders) entregarão a promessa estabelecida na fase da estratégia em cada um dos pontos de contato que a marca terá com as pessoas. Cria-se assim um vínculo entre cliente/marca, buscando o prazer seja ele emocional ou racional (denominado design emocional), uma marca só existe se for desejada, se estiver na mente das pessoas e for preferida por elas, a idéia ou produto é vendida. A Coca-cola, por exemplo, é considerada a marca mais valiosa do planeta segundo o ranking da Interbrand 2005, uma das principais empresas de avaliação de marcas do mundo. As marcas são reflexos da cultura de um empreendedor ou de um grupo que em comum, criando uma cultura organizacional. É exatamente desta vocação, que as empresas conseguem transmitir sua cultura para os públicos externos (consumidores),de maneira consistente em todos os pontos de contato da relação marca “versus” públicos estratégicos. Um exemplo é o caso da APPLE, “Pense diferente”; e no caso recente da TAM,“O prazer em voar e servir”).Sabe-se que a cultura estabelecida pelos públicos externos (consumidores,

sociedade, clientes, investidores) é a imagem ou a percepção da marca. Toda essa cultura estabelecida é muito influenciada pela cultura de seus empreendedores, agregadas ao design emocional. Enquanto que a cultura interna é a identidade da marca. Segundo (Marc Gobé) “é fundamental estimular os cinco sentidos dos consumidores, a partir do uso das cores e formas da marca de uma empresa ou produto, permitindo associações em sua mente e uma avaliação positiva do produto”.
O Branding se constrói na convivência com o consumidor, e não nos interior de um escritório. A identidade da marca se faz presente nas lojas, nas ruas, pois as marcas não são apenas o que queremos que elas sejam, e sim feitas pelo uso e a forma de seus consumidores.
Constando que se deve analisar a sociedade e seu design emocional para que a marca possa se comunicar com seu público-alvo.

Beijinhos