CICLOS DA MODA

Um dos lançamentos mais esperados do ano acaba de sair: História da Moda no Brasil- Das influências às Auto referências. Editora Pyxis com um preço amigo. 
O livro trata da história fashion Nacional focando seus bastidores e todos os seus processos.

BELLE ÉPOQUE (1889 - 1918)

A moda tinha sua influência francesa, apenas o rosto ficava a mostra o corpo era escondido por golas altas e luvas. Com muito excesso em chapéus grandes e cintura marcada. Era no Rio aonde a moda acontecia. A alta sociedade trazia suas roupas de fora.

ANOS LOUCOS(1919 - 1930)

O nome vem da alegria de viver o período pós-Primeira Guerra Mundial. O conflito abalou de maneira muito profunda os valores, os costumes e as convicções. Aconteceu um processo de masculinização na moda. A roupa ficou mais funcional, pois a mulher já trabalhava fora. No Brasil, a Casa Alemã (importadora de tecidos) se tornou uma referência  importante e começou a organizar desfiles de moda francesa.

ERA DO RÁDIO(1931 - 1945)


A moda francesa criou um sistema que permitia que ela se replicasse, mesmo sendo vendida como peça única. Havia as telas(moldes de pano) que as madames(como madade Boriska e madame Rosita) compravam em Paris. Depois, confeccionavam peças do modelo original com detalhes e tecidos diferentes. Isso começa depois da Segunda Guerra, com a refeminilização da moda e a influência do New Look, de Dior

ANOS DOURADOS(1946 - 1960)

Nesse período, há a concretização do New Look, ainda com a moda francesa sendo importada. O processo de cópia por meio de moldes cresce muito e acaba havendo a democratização. Nesse momento, surge lá fora o prêt-à-porter. No Brasil, começam os concursos de beleza, e a moda acontece como uma extensão deles. Os costureiros ainda se inspiram no exterior,mas tentam criar modelos assinados.

TROPICÁLIA E GLAMOUR(1961 - 1975)

Essa época é o apogeu de novos nomes, como Clodovil e Dener, mas a grande sacada é a Fenit(FEIRA NACIONAL DA INDÚSTRIA TÊXTIL) e a introdução dos tecidos sintéticos no Brasil, produzidos  pela  Rhodia. As indústrias têxteis passaram a fazer divulgação para despertar o consumo. Os desfiles da Fenit eram assinados por artistas e costureiros e as peças não eram vendidas- o que valia era o show.

ANOS AZUIS(1976 - 1990)

O nome dessa época vem do jeans, já que no Brasil os anos não eram tão azuis assim. Há o predomínio da moda jovem e da artesanal, com tingimento caseiro e bordados(principalmente no Rio), para depois virar uma moda produzida em confecção. O jeans acabou se consolidando, com seu apogeu na década de 1980. Estilistas começaram a surgir e se consolidar no grupo Moda Rio e na Cooperativa de Moda, em São Paulo.
SUPERMERCADO DE ESTILOS(1991 - 2010)

É o período das semanas de moda. Nele surge, no Rio de Janeiro, a semana de Estilo Leslie(1992), que depois se torna Semana Barra Shopping de Estilo e posteriormente Fashion Rio. Ao mesmo tempo, em São Paulo surge o Phytoervas Fashion(1994), que depois se tornaria o Morumbi Fashion e, em seguida, o São Paulo Fashion Week. A roupa de praia vira um produto de exportação e estilistas começam a se projetar no exterior.

Beijinhos!